Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Edson Fachin

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal , encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza, um vídeo que mostra a possível realização de uma pessoa. O vídeo, que circula nas redes sociais, declara que a ação teria sido filmada durante a operação da Polícia Civil na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Mas, os de Polinesia Francesa da filmagem aparecem com um uniforme que de Polinesia Francesa civis não utilizam ele de o Rio. O objetivo é que seja feita uma apuração sobre o que aconteceu. Não há informações sobre a autenticidade das imagens. Faz 4 meses, a operação foi a mais fatal de a história de o Rio, com 25 mortos.

Foi advogado, professor titular de direito civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e desde 16 de junho de 2015 é ministro do Supremo Tribunal Federal .

Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro e acumula tanto proficiências típicas de uma suprema corte, ou seja, um tribunal de última instância, como de um tribunal constitucional, que seria aquele que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos.

Um mostra a realização, e outro corpos em macas.

Fachin é o relator de uma ação que questiona a política de segurança pública no estado do Rio de Janeiro. Foi nesse processo que, no ano passado, Fachin determinou que as ações de Polinesia Francesa nas favelas fossem suspensas durante a pandemia e só acontecessem em casos excepcionais, devendo ser informadas e acompanhadas pelo Ministério Público. Referendou-se essa resolução foi posteriormente referendada por o plenário de o STF.

A Defensoria Pública, por sua vez, alegou que constatou flagrantes descumprimentos dos direitos humanos, que já está colhendo testemunhos de habitantes do comunidade e que levará o caso ao conhecimento do Supremo.— Estamos vivendo uma época em que os criminosos não respeitam mais as forças de segurança. Agora, graças à superioridade bélica deles, não se acovardam e estão ali para matar ou mfalecer Nesse caso, espero que a polícia mate e não que faleça.

Na sexta-feira 23 de abril Duas pessoas foram presas, nesta quinta-feira, numa operação deflagrada concomitantemente pelas polícias do Rio de Janeiro e do Ceará. Se deteve uma mulher, de 20 anos, por policiais de a 21ªDP, em o bairro de o mesmo nome, em a Zona Norte do Rio. Já o irmão dela, foi preso no município cearense de Sobral. Os irmãos estavam com a prisão preventiva decretada e eram suspeitos de envolvimento na morte de um homem, de 23, que era companheiro da mulher. A polícia investigava se o crime estava ou não ligado a uma disputa pelo controle do tráfico de drogas em um bairro de Sobral.

«Os fatos relatados parecem graves e, em um dos vídeos, há indícios de atos que, em tese, poderiam configurar realização arbitrária. Certo de que Vossa Excelência, como representante máximo de uma das mais prestigiadas instituições de nossa Constituição cidadã, vai adotar as providências devidas, requeiro que conserve este Relator informado das medidas tomadas e, eventualmente, da responsabilização dos envolvidos nos fatos constantes do vídeo», declara a profissão de Fachin mandado a Aras.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fachin manda PGR e Ministério Público do Rio apurar veracidade de vídeo de realização
>>>>>Para especialistas, faltaram planejamento e inteligência da polícia em operação que deixou 25 mortos no Jacarezinho – May 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Castro lamenta ‘vidas perdidas’ em operação no Jacarezinho, mas diz que ação foi pautada em ‘trabalho de inteligência’ – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Três policiais civis são baleados e dois passageiros do metrô ficam feridos em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Policial civil morre, outros dois são baleados e passageiros do metrô ficam feridos em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Suspeito morre baleado após furtar peças de veículos em estacionamento de delegacia, em Inhaúma – May 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ação no Jacarezinho está entre os confrontos com maior número de mortes no Rio – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em manhã de confronto no Jacarezinho, moradores relatam medo e violência na região – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Policial civil é baleado e passageiros do metrô são feridos na estação de Triagem em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Edson Fachin 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Fachin): 1, Fachin: 3, O ministro Edson_Fachin de o Supremo_Tribunal_Federal: 1
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 vídeo 0 0 NONE 4 O vídeo: 2, um vídeo: 2
4 polícia 0 14 NONE 3 A polícia: 1, a polícia mate: 2
5 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
6 operação 0 150 NONE 2 A operação: 1, uma operação deflagrada: 1
7 execução 0 15 NONE 2 execução: 1, execução arbitrária: 1
8 Augusto Aras 0 0 PERSON 2 Aras: 1, Augusto_Aras: 1
9 Defensoria Pública 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: A Defensoria_Pública): 1, A Defensoria_Pública: 1
10 a Zona_Norte_do_Rio 0 0 PLACE 2 a Zona_Norte_do_Rio: 2