Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

O médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, que divide o local com o arquiteto Clayton Luiz Vieira, preso na Operação Sturm, em dezembro do ano passado, acusado de dar apoio técnico a construções de edifícios irregulares na Muzema, na Zona Oeste do Rio, , ocupa, desde o fim da tarde desta quinta-feira, dia 29, a cela D do Presídio Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo de Gericinó, conhecido como Bangu 8. Com o fim do isolamento, seguindo os protocolos contra a Covid-19 da Secretaria estadual de Administração Penitenciária , o parlamentar, investigado pela morte do enteado, Henry Borel Medeiros, de 4 anos, passa a ocupar um dos maiores espaços coletivos da unidade, com cerca de 70 metros quadrados, habilidade para até 44 pessoas e atualmente ocupado por outros cinco presos. Se investiga mãe de Henry a namorada de Jairinho, a professora Monique Medeiros da Costa e Silva, , é também investigada por a morte de o menino. Um dos edifícios, do Condomínio Figueiras, desabou matando 24 pessoas em 2019. Se o delatou por organização criminosa, de acordo com o Ministério Público, o profissional orientava os construtores Ivonaldo Teixeira Costa e Clodoaldo Dias Godinho e.

Na 16ª DP, a mãe havia contado que o filho quebrou uma perna durante um passeio a sós com Jairinho.Faz 3 meses, o casal se mudou com Henry para o Majestic, em janeiro. Em um dos fins de semana que Leniel foi devolver o filho a mãe, o engenheiro pediu para conversar com Jairinho sobre os abraços apertados que eram alvos de reclamações do menino. Monique declara ter acompanhado o o diálogo e passado a “observar, notando que o filho e o namorado se afastaram a partir de então. Quando ela cozinhava o jantar, em outro momento o menino correu até ela declarando que “o tio” tinha lhe dado uma banda. O vereador respondeu ser uma “brincadeira” e Monique declara não ter visto nada de “maldoso”.

Na sexta-feira 23 de abril mensagens recuperadas no celular de Monique Medeiros da Costa e Silva, que constavam na investigação que apurava a morte de seu filho, Henry Borel Medeiros, de 4 anos, e o EXTRA obteve com exclusividade elas , mostravam a irmã de seu namorado , o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior , o Dr. Jairinho , tentando confortar a professora após a morte e o enterro de o corpo de o menino. A fisioterapeuta Thalita Fernandes Santos, que foi interlocutora de pelo menos três testemunhas que admitiram mentir nos testemunhos e, depois da prisão do casal, mudaram suas versões, mandava elogios e frases de suporte a cunhada.

Jairinho Manhães é um produtor musical, arranjador, maestro e cantor brasileiro. Jairinho Manhães é nome artístico de Jairo Manhães Guimarães.

O grupo atuava na profissão do solo entre outras atividades ligadas ao grupo de paramilitares da região. A profissão do solo é realização das obras. Na ocasião, inquéritos da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas , mostraram que, mesmo após o desabamento doaeconstrução a milícia continuou atuante na região, e contando com a cooperação de de Polinesia Francesa civis e militares além de políticos nos negócios ilegais.

Também ocupa a cela D um homem acusado crimes contra a previdência social, através de um esquema de fraudes de vantagens do Instituto Nacional do Seguro Social ; um funcionário do aeroporto internacional do Rio que teria liberado a entrada de uma remessa de drogas ao estado; além de outros dois presos. A galeria conta com beliches, cinco toalete e três chuveiros. Todos têm direito a quatro refeições e duas horas de banho de sol diárias no pátio.

O contraventor Rogério Andrade já ocupou A cela D e por os deputados estaduais André Corrêa , Luiz Martins , Marcus Vinícius Neskau , Marcos Abrahão e Chiquinho da Mangueira , presos em a Operação Furna da Onça de a Polícia Federal , , desdobramento de a Lava-Jato que apurava um esquema que teria agitado R $ 54 milhões. Em troca de pagamentos regulares, seria oferecido, então, suporte a Sérgio Cabral nas eleições realizadas na Alerj. O ex-governador permanece preso na cela D de Bangu 8.

O pai de Jairinho, o policial militar e deputado estadual Jairo de Souza Santos chegou a ser alvo da Furna da Onça Jairo de Souza Santos é o Coronel Jairo ., mas, na ocasião, havia se internado em uma clínica particular na Barra da Tijuca, onde foi preso e permaneceu acautelado por uma semana.

Jairinho deixou a cela de isolamento C3, após passar pela chamada classificação de risco – procedimento no qual o diretor, desde o ingresso do vereador no local, em 8 de abril, analisou a “aceitação” dos demais presos ao convívio com ele. Faz 14 dias, ele procurou atendimento médico em o Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho, também em o Complexo de Gericinó, em o último dia 16, e relatou sentir dores de cabeça, tontura e um quadro de ansiedade. Se medicou o vereador e, a o regressar a unidade, entrou em nova quarentena por mais 14 dias.

Faz 22 dias, o grupo de parlamentares havia aprovado o afastamento de o vereador de o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, de o qual ele também fazia parte, em o dia 8. No mesmo dia, Dr. Jairinho teve seu salário suspenso pela Casa e, a partir do trigésimo dia preso, vai ficar formalmente afastado da posição como manda o Regimento Interno. Em nota, a Executiva Nacional do Solidariedade, em conjunto com a Estadual do partido, também informou, diante dos fatos revelados, que o vereador foi, de maneira sumária, expulso da sigla.

De acordo com o laudo da tomografia computadorizada realizada por ela no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, ao qual o GLOBO teve acesso exclusivo, 5% dos pulmões dela estavam comprometidos pela enfermidade, no dia 20. Trecho do laudo, que ainda que a área afetada é o lobo inferior esquerdo do pulmão, relata declara: «A extensão do acometimento do parênquima pulmonar é de 5%».

O laudo de necropsia assinala que o menino teve sangramento interna e laceração hepática, provocada por ação contundente, e que o corpo da criança exibia equimoses, hematomas, edemas e contusões. Peritos escutados pelo GLOBO alegam que os ferimentos não são compatíveis com um acidente doméstico. Um alto executivo da área de saúde alegou ter sido contactado por Jairinho para acelerar a liberação do corpo sem o encaminhamento para o Instituto Médico-Legal , no Centro da cidade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Gambia, Canada

Cities: Hamilton, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fora do isolamento, Jairinho divide cela com presos por tráfico, fraude no INSS e envolvimento com a milícia
>>>>>Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio define abertura de cassação do Dr. Jairinho por unanimidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Caso Henry: filhos de ex-namoradas de Jairinho contam como eram torturas – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Caso Henry: ‘Peça de ficção’, diz advogado de Jairinho sobre carta de Monique – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Caso Henry: inquérito deve terminar na quinta; polícia não planeja ouvir Monique – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em carta, Monique contradiz depoimento e afirma que foi Jairinho quem encontrou Henry caído no chão – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jairinho 80 0 PERSON 7 Jairinho: 3, ele (referent: Jairinho): 1, Dr._Jairinho: 1, Jairinho_Manhães (apposition: nome artístico de Jairo_Manhães_Guimarães): 1, (tacit) ele/ela (referent: Jairinho): 1
2 GLOBO 60 0 ORGANIZATION 4 o GLOBO: 2, (tacit) ele/ela (referent: o GLOBO): 2
3 Henry para o Majestic 60 0 PERSON 4 Henry_para_o_Majestic: 1, (tacit) ele/ela (referent: Henry_para_o_Majestic): 3
4 presos 0 240 NONE 3 outros cinco presos: 1, outros dois presos: 1, presos: 1
5 menino 0 35 NONE 3 o menino: 3
6 Thalita Fernandes Santos 0 0 PERSON 3 A fisioterapeuta Thalita_Fernandes_Santos e: 2, (tacit) ele/ela (referent: A fisioterapeuta Thalita_Fernandes_Santos e): 1
7 uma brincadeira e Monique 0 0 PERSON 3 (tacit) eles/elas (referent: uma brincadeira e Monique): 2, (tacit) elas (referent: uma brincadeira e Monique): 1
8 vereador 0 0 NONE 3 o vereador: 1, O vereador: 2
9 preso 0 160 NONE 2 preso: 2
10 o grupo de parlamentares 20 140 NONE 2 ele (referent: o grupo de parlamentares): 1, (tacit) ele/ela (referent: o grupo de parlamentares): 1