Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Conselho Tutelar

Duas mulheres foram presas, nesta segunda-feira, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, sob a denúncia de conservarem um menino autista, de 8 anos, em cárcere privado. Mãe e avó da criança, a dupla prendia a vítima em um canil na parte externa da casa, com a porta trancada. Segundo a polícia, o espaço adiciona menos de 2 metros quadrados e tem, de modo geral, péssimas condições sanitárias.

Os inquéritos tiveram começo depois que enviou, há cerca de dez dias-se uma acusação anônima que incluía fotografias de o menino trancado em o canil,, em a Polícia Civil, a o Conselho Tutelar e a outros órgãos.Contudo, como a residência da família fica em um dos pontos mais críticos da comunidade Gogó da Ema, uma das favelas mais violentas da cidade, foi preciso elaborar uma estratégia que permitisse o resgate da criança sem expor outros habitantes ao risco de uma operação.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Agentes da 54ª DP iniciaram, então, a monitorar a movimentação das suspeitas. Enquanto as duas eram presas em flagrante pelos de Polinesia Francesa civis no Centro de Belford Roxo, nesta segunda-feira uma equipe do Conselho Tutelar do município, autorizada pela Justiça, foi até o local e salvou o menino.

Dos três telefones encontrados com o homem preso em flagrante, um deles tinha sido roubado na área da 53ª DP . Se o autuou por o crime de receptação qualificada. As inquérito prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos.

Na segunda-feira 03 de maio policiais penais prenderam, na tarde desta segunda-feira, Luciano Galvão, vulgo Russo, na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária, contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

De acordo com o delegado José Salomão Omena, titular da 54ª DP, a vítima exibia inanição, desidratação e diversos machucados pelo corpo. Se requereu um exame de corpo de transgressão que vai atestar a gravidade de as lesões,, já .

– Ainda não sabemos há quanto tempo ele estava nessas condições, mas, pela gravidade do quadro de subnutrição, acredito que não era uma situação recente. O menino era tratado como um bicho. O animal, ali naquele canil, era ele – alega o delegado, que continua: – O autista precisa de todo um acompanhamento social. Daquele jeito, só iria regredir.

As duas mulheres, que não tiveram os nomes divulgados para conservar a identidade da vítima, permaneceram em silêncio na delegacia. De acordo com o relato de vizinhos, contudo, a justificação para conservar a criança presa no espaço minúsculo era a de que desejavam somente impedir uma escapada.

Os investigadores conseguiram chegar até o homem após uma vítima comparecer à delegacia na última quarta-feira para devolver um telefone roubado que tinha cadquiridodo suspeito. A partir dos dados fornecido pela vítima, os de Polinesia Francesa conseguiram chegar até o homem que tinha feito a venda.

Além do cárcere privado, a mãe e a avó do menino também foram indiciadas pelo crime de tortura. Se condenadas, as penas podem chegar, adicionadas, a mais de 15 anos de prisão.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Belford Roxo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Menino autista era conservado preso em canil na Baixada Fluminense; mãe e avó foram presas
>>>>>Homem que vendia celulares roubados é preso em Nova Iguaçu – May 14, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 vítima 0 240 NONE 4 a vítima: 3, uma vítima: 1
2 homem 0 80 NONE 4 o homem preso: 1, o homem: 3
3 eu 0 60 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 acusação 0 50 NONE 3 uma denúncia anônima: 2, a acusação: 1
5 mulheres 0 0 NONE 3 Duas mulheres: 1, As duas mulheres: 2
6 crime 0 160 NONE 2 o crime: 2
7 flagrante 0 100 NONE 2 flagrante: 2
8 condições 0 80 NONE 2 péssimas condições sanitárias: 1, essas condições: 1
9 Conselho Tutelar 0 0 ORGANIZATION 2 o Conselho_Tutelar: 1, O Conselho_Tutelar: 1
10 José Salomão Omena 0 0 PERSON 2 o delegado José_Salomão_Omena: 1, (tacit) ele/ela (referent: o delegado José_Salomão_Omena): 1