Por: SentiLecto

A repressão das forças da ordem sobre mais de um milhar de manifestantes reunidos em Lagos, capital económica da Nigéria, redundou num número indeterminado de mortos e feridos.

Mais de dez mil pessoas fizeram escutar a sua voz nas ruas de Lagos e a motim não se fez sentir apenas na maior cidade da Nigéria, chegou mesmo ao futebol italiano. O nigeriano Victor Osimhen celebrou o primeiro golo na Serie A ao serviço napolitano com uma mensagem de suporte ao movimento.

Nigéria, oficialmente República Federal da Nigéria, é uma república constitucional federal que entende 36 estados e o Território da Capital Federal.

A informação é progredida pela Amnistia Internacional, segundo a qual o número de vítimas poderá ascender a várias dezenas.

Os protestos duram já há dez dias e provocaram pelo menos dez mortos e várias dezenas de feridos em confrontos com as forças de autoridade, de acordo com a Amnistia Internacional. Apesar do governo já ter anunciado uma reforma das forças policiais, os nigerianos declaram estar céticos.

A anistia ou amnistia significa perdão, cancelamento ou renegociação de dívidas.

Segundo a organização, a polícia abriu fogo sobre manifestantes que desafiavam o recolher compulsório para queixar-se contra a violência policial.

Visada há vários anos por acusações de grupos de defesa dos Direitos Humanos, a unidade em questão foi entretanto desmantelada, mas os manifestantes exigem garantias do fim das práticas de violência por parte de todas as forças de Polinesia Francesa.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Nigeria

Cities: Lagos

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mortos em protesto contra violência de Polinesia Francesa em Lagos
>>>>>Nigerianos protestam contra violência policial – October 17, 2020 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Amnistia 50 0 PERSON 3 a Amnistia_Internacional: 3
2 manifestantes 0 0 NONE 3 manifestantes reunidos: 1, manifestantes: 2
3 da República Federal Nigéria 0 0 PERSON 2 República_Federal_da_Nigéria: 1, (tacit) ele/ela (referent: República_Federal_da_Nigéria): 1
4 governo 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: governo): 2
5 república 0 0 NONE 2 uma república constitucional federal: 2
6 o recolher obrigatório para protestar contra a violência policial 0 170 NONE 1 o recolher obrigatório para protestar contra a violência policial: 1
7 capital económica de a nigéria 80 120 NONE 1 capital económica de a Nigéria: 1
8 confrontos 0 105 NONE 1 confrontos: 1
9 garantias de o fim de as práticas de violência 0 80 NONE 1 garantias de o fim de as práticas de violência: 1
10 a repressão de as forças 0 70 NONE 1 A repressão de as forças: 1