Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ícone de esboço

Desconfiado de que o filho Henry Borel Medeiros, de 4 anos, padecia maus-tratos, o engenheiro Leniel Borel passou a questionar, habitualmente, a mãe da criança, sua ex-mulher Monique Medeiros da Costa e Silva. Faz 2 meses, em um fim de semana o menino havia lhe contado que o » tio » o machucava. O ‘tio», ao qual o garoto se referia, era o médico e vereador Jairo Souza Santos Junior, o Dr. Jairinho.

Jairinho Manhães é um produtor musical, arranjador, maestro e cantor brasileiro. Jairinho Manhães é nome artístico de Jairo Manhães Guimarães.

Na resolução sobre prisão: Juíza alega que Dr. Jairinho praticava abusos físicos no menino e o trancava sozinho no quarto

Monique, por sua vez, declarava que a história era fruto da imaginação da criança por conta da separação. Mas foi numa videochamada de celular com Henry, no dia 3 de março, cinco dias antes da morte do menino, nas presenças da avó Rosângela Medeiros e da babá Thainá de Oliveira, que o menino repetiu na frente de todos: «O tio machuca». Monique e Jairinho foram presos nesta quinta-feira, e a Polícia Civil vai indiciar eles por assassinato duplamente qualificado. Leniel, que atendeu todo tristinho, conta que ligou para o filho e percebeu que ele estava triste: Eu perguntei o que houve. Ele me declarou: ‘Papai, eu não desejo ficar na casa nova da mamãe’. Eu perguntei o que tinha ocorrido, e ele respondeu: ‘O tio me machuca’. Ele estava perto da avó e da babá. Aí eu declarou: ‘Vocês estão vendo aí que não é coisa da minha cabeça? Vocês não falam que sou eu que estou manipulando o Henry para falar isso?’ – recorda Leniel, em entrevista ao GLOBO, um mês depois da morte de Henry.

Ainda abalado, o pai da criança declara não compreender por que Monique e a mãe dela mentiam para ele. Segundo Leniel, a relação com a ex-sogra era de confiança e amizade.

– Durante a ligação , Dona Rosângela declarou: ‘Leniel, esquece isso. O Henry é bastante inteligente! Ele está fazendo isso por causa da nova casa, pois ele não deseja ficar lá. Inclusive a Thayná está do meu lado e declarou que ela fica com o Henry o dia completo e quando a Monique chega, só sai. Quando a Monique chega, ela dorme com ele’ – lembra Leniel, sem entender a razão de elas protegerem Jairinho.

Caso Henry: Cheque a linha do tempo dos inquéritos sobre a morte do menino

Até o momento, o delegado Henrique Damasceno já escutou 17 testemunhas na investigação que apura o caso, entre familiares, vizinhos e funcionários do casal. O delegado Henrique Damasceno é titular da 16ª DP. Realizou-se uma reprodução simulada em a semana passada, também .

Na quinta-feira 01 de abril o juiz Paulo Roberto Sampaio Jangutta negou, no plantão judiciário desta quarta-feira, dia 31 de abril, um habeas corpus com três pedidos feitos pelo advogado André França Barreto, que defendia a professora Monique Medeiros da Costa e Silva e do médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho . O casal pleiteava a remessa da investigação que apurava a morte de Henry Borel Medeiros, de 4 anos, da 16ª DP para a Divisão de Homicídios; a suspensão dos inquéritos; e o deferimento da reprodução simulada do caso.

A esperança de Leniel de chegar à verdade era a psicóloga contratada para acompanhar a criança no icomeçodo ano:

No começo de fevereiro, a professora buscou uma psicóloga se queixando que o filho não desejava ficar no imóvel e pedia para dormir com os avós maternos, na casa de sua família, em Bangu, também na Zona Oeste.

– Foi naquela semana que o meu filho falou que ‘o tio machucava’. E a Monique me declarava que era invenção da cabeça dele. A busca pela psicóloga parecia ser a solução. Eu fui na primeira sessão com ela. Eu pensei: ‘Beleza, ele não falou comigo, mas falará com a psicóloga’. Em nenhum momento ela falou que ele tinha comentado sobre agressão.

Eles são os culpados por conectar os telefones e computadores alvos de mandados de busca e apreensão a um programa com tecnologia de ponta instalado nas máquinas do instituto. O serviço de extração de dados, dependendo da quantidade de informações contidas nos equipamentos, pode ser feito em horas ou levar até uma semana. Conteúdos apagados também podem ser recuperados.Eles são os culpados por conectar os telefones e computadores alvos de mandados de busca e apreensão a um programa com tecnologia de ponta instalado nas máquinas do instituto. O serviço de extração de dados, dependendo da quantidade de informações contidas nos equipamentos, pode ser feito em horas ou levar até uma semana. Conteúdos apagados também podem ser recuperados.

No mesmo dia, uma hora depois da conversa com a avó materna, Leniel declara que Monique ligou para adverti que tinha ido à psicóloga.

– Ela me ligou para declarar que o Henry estava falecendo de saudades de mim. Eu declarou que também estava e que iria buscá-lo no fim de semana. Aí ela me declarou que o Henry contou que o «tio» machucava ele. Eu comentei que havia acabado de falar isso com mãe dela. Ela, então, falou: ‘Tira isso da cabeça que isso não ocorre. Quando eu pego o Henry, inclusive, a Thayná só sai. Ele passa poucos momentos em contato com Jairinho, porque ele chega bastante tarde da Câmara. Ele nem tem contato com ele’. Aí eu declarou que, a partir do momento que eu visse uma marca no meu filho, a nossa conversa seria diferente – conta o pai de Henry.

Afasta-se Dr. Jairinho penalização : de o Conselho de Ética da Câmara do Rio

– Perguntei a ele o que era aquilo. Ele me respondeu: ‘Papai, eu não sei’. Hoje eu acho que se o coagiu a não falar o que ocorria lá. Ele pode ter sido coagido.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>’Não é coisa da minha cabeça’, declarou pai de Henry à ex-sogra durante chamada na qual menino relatou agressões
>>>>>Caso Henry: porta-retratos de apartamento de Dr. Jairinho teriam sido trocados após a morte do enteado – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Dr. Jairinho e mãe de Henry criam perfil em rede social e site para falar sobre investigação do caso – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Caso autista agredido: vizinha cuspiu e empurrou mãe de jovem após reclamar de carro danificado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: pai diz não ter dúvida de envolvimento do Dr. Jarinho e disse querer ser ouvido de novo pela polícia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Caso Henry: pai diz não ter dúvida de envolvimento do Dr. Jairinho e disse querer ser ouvido de novo pela polícia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Caso Henry: Dr. Jairinho e mãe do menino pedem a anulação na Justiça de possíveis provas do caso – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Caso Henry: Dr. Jairinho e mãe do menino pedem a anulação na Justiça de possíveis provas – April 07, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 27 Eu: 7, me: 6, eu: 8, mim: 1, (tacit) eu: 5
2 Jairinho 80 6 PERSON 15 o Dr._Jairinho: 2, ele (referent: Dr._Jairinho): 2, (tacit) ele/ela (referent: Jairinho_Manhães): 2, Dr._Jairinho: 2, o (referent: Jairinho_Manhães): 1, Jairinho: 2, (tacit) ele/ela (referent: Dr._Jairinho): 1, Jairinho_Manhães (apposition: nome artístico de Jairo_Manhães_Guimarães): 1, Ele (referent: Dr._Jairinho): 2
3 Henry Borel Medeiros 80 145 PERSON 13 Ele (referent: o Henry): 1, Caso Henry: 1, o Henry: 4, o filho Henry_Borel_Medeiros de 4 anos: 1, O Henry: 1, Henry: 1, Ele (referent: O Henry): 1, ele (referent: O Henry): 1, ele (referent: o Henry): 2
4 Leniel 30 0 PERSON 12 (tacit) ele/ela (referent: Leniel): 2, Leniel conta e: 2, Leniel: 4, ela (referent: Leniel): 1, (tacit) ele/ela (referent: Leniel conta e): 1, o engenheiro Leniel_Borel: 1, Ela (referent: Leniel): 1
5 Thayná 25 0 ORGANIZATION 6 a Thayná: 2, ela (referent: a Thayná): 2, (tacit) ele/ela (referent: a Thayná): 2
6 Monique da Medeiros Costa 0 0 PERSON 5 a Monique: 3, Monique: 2
7 filho 0 0 NONE 4 meu filho: 2, o filho: 2
8 menino 0 0 NONE 4 o menino: 4
9 psicóloga 0 0 NONE 4 uma psicóloga: 1, a psicóloga: 3
10 tio 0 0 NONE 4 o tio: 3, O tio: 1