Por: SentiLecto

A morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, que caiu do 9° caminhar de um edifício do Centro de Recife, nesta terça-feira, comoveu bastante gente no Brasil completo. Mas também provocou motim. Indiciada por assassinato culposo, quando não há a intenção de matar, a patroa da mãe do garoto, que permitiu que ele entrasse sozinho no elevador da construção e acabasse se perdendo, foi presa em flagrante, mas pagou fiança e responderá em liberdade.

De acordo com o delegado, o talento do apartamento, patroa da mãe de Miguel, «era a culpado legal pela guarda momentânea» do menino. Ainda segundo o delegado, o caso está calculado no Artigo 13 do Código penal, que trata de ação culposa, por causa do não cumprimento do dever de cuidado, vigilância ou proteção.Enquanto a mãe do menino passeava com o cachorro, o delegado Ramón Teixeira, : «A habitante estava com a criança em casa. alegou: «Ela ainda aperta um dos botões no alto no painel do equipamento, em um andar superior ao do apartamento onde habitava». A criança tentou ir atrás da mãe uma vez, mas não conseguiu entrar no elevador. Na segunda vez, ele entrou e se perdeu no edifício».Mirtes Renata, que trabalhava no apartamento da patroa, no 5° caminhar, desceu ao térreo para passear com o cachorro e deixou o filho aos cuidados dela. A empregadora permitiu que Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, entrasse no elevador sozinho para procurar a mãe, e ele acabou se perdendo no edifício: desceu no 9° caminhar, onde fica uma área habitual com os aparelhos de ar-condicionado, escalou a grade que protegia os equipamentos e caiu de uma altura de 35 metros.

A hashtag #justicapormiguel passou a quinta-feira entre os trending topics do Twitter. Um abaixo-assinado online para pressionar Polícia Civil de Pernambuco e o Ministério Público, que investigam o caso, viralizou até internacionalmente – no contexto dos protestos contra o racismo nos EUA, estimulados pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial branco – e já reuniu até o começo da noite desta quinta-feira mais de 670 mil assinaturas, menos de 24 horas depois de sua criação.

«A criança ficou sob a responsabilidade da mesma, enquanto a mãe de Miguel saiu pra passear com os cachorros da patroa. Ele começou a chorar desejando a mãe e foi deixado solto com somente 5 anos em um elevador. Quando acabou parando no 9° caminhar, onde não havia proteção e caiu de lá levando a fatalidade. Desejamo justiça pela vida do pequeno Miguel e por toda sua família vítima de uma tremenda irresponsabilidade da Patroa. A vida dele importa e vale bastante mais que 20 mil reais de fiança! Cobramos por justiça e para que os culpados paguem pelo crime. #JUSTIÇAPORMIGUEL», pede aabaixo-assinadoo.

Em entrevista coletiva, transmitida pela internet, a polícia declara que quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o cachorro dos patrões, tudo menciona que Miguel padeceu o acidente. Segundo perícia, ele caiu de uma altura de 35 metros.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Petição online pedindo justiça para o menino Miguel reúne mais de 680 mil assinaturas em menos de 24 horas
>>>>>Polícia indicia por homicídio patroa da mãe de menino que caiu do 9º andar no Recife – June 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Imagens mostram menino Miguel sozinho no elevador antes de morrer ao cair de prédio no Recife – June 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Confiei meu filho a ela, que não teve paciência para cuidar’, diz mãe do menino Miguel sobre a patroa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 mãe 30 0 NONE 4 a mãe: 3, mãe: 1
2 Miguel Otávio da Santana Silva 0 75 PERSON 3 Miguel_Otávio_Santana_da_Silva de 5 anos: 1, Miguel: 1, ele (referent: Miguel_Otávio_Santana_da_Silva de 5 anos): 1
3 justiça 180 0 NONE 3 justiça: 3
4 caso 0 0 NONE 3 o caso: 3
5 criança 0 0 NONE 3 a criança: 2, A criança: 1
6 hashtag 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: A hashtag justicapormiguel): 2, A hashtag justicapormiguel: 1
7 Um abaixo-assinado online para pressionar Polícia_Civil_de_Pernambuco em o contexto de os protestos contra o racismo em os EUA homem negro asfixiado por um policial branco e o Ministério_Público 0 360 PERSON 2 Um abaixo-assinado online para pressionar Polícia_Civil_de_Pernambuco em o contexto de os protestos contra o racismo em os EUA homem negro asfixiado por um policial branco e o Ministério_Público: 2
8 a patroa de a mãe de o garoto 0 160 NONE 2 a patroa de a mãe de o garoto: 2
9 a morte de o menino miguel_otávio_santana_da_silva de 5 anos andar de um prédio de o centro_de_recife em esta terça-feira 120 140 NONE 2 A morte de o menino Miguel_Otávio_Santana_da_Silva de 5 anos andar de um prédio de o Centro_de_Recife em esta terça-feira: 2
10 Artigo 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: o Artigo): 1, o Artigo: 1