Por: SentiLecto

A Polícia Civil informou que o miliciano Wellington da Silva Braga faleceu após ser baleado duas vezes na Operação Dia dos Namorados neste sábado, dia 12, na comunidade Três Pontes, em Paciência. O miliciano Wellington da Silva Braga é o Ecko. O primeiro tiro aconteceu na casa da família dele, enquanto tentava escapar, onde estavam sua mulher e três filhos. Já o segundo, de acordo com Tiago Neves, da Subsecretaria de Inteligência, foi dentro da van que o levava até o helicóptero, onde Ecko tentou retirar a arma de uma de Polinesia Francesa. Ele era o chefe da maior milícia do Rio e um dos ladrinhas mais procurados do país.

A DRCPim trabalhou com as delegacias de Combate ao Crime Organizado e de Combate às Drogas . A Polícia Civil mirou nos crimes da milícia, principalmente na Zona Oeste, incluindo contrabando de cigarros, água, gás e transporte alternativo, além de farmácias para lavagem de dinheiro. Diante do trabalho de Polinesia Francesa, a perda para a organização ultrapassou R$ 50 milhões.A aproximação entre Ecko e Adriano da Nóbrega teve consequências importantes na geopolítica do crime no Rio. A cumplicidade entre os dois tornou possível uma inédita coalizão entre diferentes grupos criminosos, que acabou aumentando a progressão das milícias pelo estado.A DRCPim trabalhou com as delegacias de Combate ao Crime Organizado e de Combate às Drogas . A Polícia Civil mirou nos crimes da milícia, principalmente na Zona Oeste, incluindo contrabando de cigarros, água, gás e transporte alternativo, além de farmácias para lavagem de dinheiro. Diante do trabalho de Polinesia Francesa, a perda para a organização ultrapassou R$ 50 milhões.O criminoso, um dos mais procurados do país, foi baleado em operação da Polícia Civil na manhã deste sábado. Ele chegou a ser encaminhado a uma clínica, mas não resistiu aos ferimentos.

Investigadores tinham descoberto que Ecko visitaria a mulher no Dia dos Namorados, conforme revelou Rodrigo Oliveira na coletiva para detalhar a ação, na Cidade da Polícia. Rodrigo Oliveira é o subsecretário de Polícia Civil. Segundo o subsecretário, foi feita uma prontidão de três dias.

Se levou Ecko após o primeiro tiro, de Paciência para a Lagoa, de helicóptero, de forma a satisfazer o procedimento para casos como esse. Durante o trajeto, houve o segundo tiro. De lá, foi de ambulância até o Hospital Miguel Couto, onde chegou morto.

O delegado Felipe Curi detalhou como se deu a ação para localizar Ecko. O delegado Felipe Curi é diretor do Departamento de Polícia Especializada.

— Estávamos hoje desde o começo da madrugada perto do local com quatro equipes concentradas em algum locais. Estávamos aguardando informações com nossa inteligência se o alvo ia ou não se encontrar com sua esposa por ocasião da data . Tivemos uma confirmação de que ele tinha chegado ao local por volta das 5h. Não tínhamos 100% de certeza, e sim 95%, mas só entraríamos com 100%. Fizemos uma digilência e confirmamos. Tivemos um efetivo bastante reduzido, com 20 de Polinesia Francesa. Equipes entrando na parte de trás da casa, outros entrando pela frente. Ele tentou escapar justamente por trás, quando o helicóptero sobrevoou. Houve algum confronto, e ele voltou pela frente. As equipes que entraram pela frente literalmente deram de cara com ele e o neutralizamos.

— Hoje é um dia histórico, porque havia principalmente alguém que resumia, que simbolizava a impunidade. Essa figura era o Ecko — alegou, evidenciando, contudo, que não comemora a morte propriamente declarada. — Não festejamo a morte de ninguém. Mas festejamo que tiramos de circulação alguém que fazia tão mal à sociedade. Pegamos ele vivo ainda, desejávamo ele preso. Por circunstâncias, isso não ocorreu.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Segundo tiro atingiu Ecko em o peito após tentar pegar arma de agente dentro de van a o ser ajudado , declara polícia
>>>>>Morre Ecko, chefe da maior milícia do Rio, após ser preso pela Polícia Civil na Operação Dia dos Namorados – June 12, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ecko, chefe da maior milícia do Rio, morre após operação da Polícia Civil – June 12, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Veja a mudança na aparência de Ecko, miliciano morto em operação da polícia no Rio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 210 0 NONE 15 (tacit) nós: 15
2 alguém 150 180 NONE 5 alguém: 5
3 A Polícia_Civil 100 0 PERSON 4 A Polícia_Civil: 3, a Polícia_Civil: 1
4 Ecko 0 0 PERSON 4 Ecko: 4
5 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
6 equipes 0 0 NONE 3 As equipes: 2, quatro equipes concentradas: 1
7 frente 0 0 NONE 3 a frente: 3
8 helicóptero 0 0 NONE 3 o helicóptero: 2, helicóptero: 1
9 tiro 0 0 NONE 3 o segundo tiro: 1, O primeiro tiro: 1, o primeiro tiro: 1
10 grupos 0 160 NONE 2 diferentes grupos criminosos: 2