Por: SentiLecto

O estado do Rio tem o primeiro caso confirmado de preso contagiado pelo novo coronavírus. De acordo com informação do colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, trata-se de um bombeiro militar que está preso no Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros , em São Cristóvão, na Zona Norte.

Segundo a Seap, 840 detentos têm mais de 60 anos. Parte desse total deixará o sistema prisional do Rio até o final desta semana: no último dia 26, o ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu habeas corpus coletivo a todos os presos provisórios — que ainda aguardam julgamento — com mais de 60 anos. O ministro deu prazo de dez dias para que os juízes responsáveis pelos processos avaliem cada caso. Se não houver resolução, ao fim do prazo a soltura terá que ser imediata.

A unidade abriga somente bombeiros presos. Faz 20 dias, o exame de o militar foi feito em o último e o resultado deu postivo para Covid-19. Repassou-se a finalização em o último domingo, para o Corpo de Bombeiros que informou que o preso está em isolamento,.

Ainda de acordo com a pilar de Alcemo Gois, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Militar, que também comandam presídios no estado, monitoram casos de outros presos suspeitos de estarem contagiados pelo coronavírus.

As condições sanitárias do presídio estão longe das ideais. Faz 8 meses, uma resolução de o ano passado de a Comissão Interamericana de Direitos Humanos recomendou a o Estado de Brasil adoção de uma série medidas para proteger a integridade e a saúde de os presos local. em o local. À época, o presídio tinha 252% de superlotação e uma população carcerária de 3.700 detentos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rio tem bombeiro preso com diagnóstico positivo para Covid-19
>>>>>Sistema prisional do Rio tem pelo menos 1.671 presos em grupos de risco – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 presos 0 200 NONE 2 todos os presos provisórios: 2
2 bombeiro 0 190 NONE 2 um bombeiro militar: 2
3 preso 0 160 NONE 2 o preso: 1, preso: 1
4 Corpo de Bombeiros 0 0 ORGANIZATION 2 o Corpo_de_Bombeiros: 2
5 coronavírus 0 0 NONE 2 o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1
6 decisão 0 0 NONE 2 Uma decisão: 1, decisão: 1
7 último 0 0 NONE 2 o último: 2
8 casos de outros presos suspeitos 0 160 NONE 1 casos de outros presos suspeitos: 1
9 o estado de o rio 0 130 NONE 1 O estado de o Rio: 1
10 o primeiro caso confirmado de preso infectado 0 130 NONE 1 o primeiro caso confirmado de preso infectado: 1