Por: SentiLecto

Três agentes penitenciários do Rio, que trabalham no sistema prisional do estado, e três policiais civis foram diagnosticados com a Covid-19. As informações foram confirmadaspela Secretaria de Administração Penitenciária do estado e pela secretaria de Polícia Civil. A Seap, que acredita que ele tenha sido infectado na própria clínica, informou que os inspetores já estavam afastados de suas funções, não tiveram contato com presos e nem com outros agentes prisionais. Um dos agentes infectados pelo novo coronavírus está internado em uma unidade hospitalar desde o dia 28 de fevereiro, em permissão médica, após ter padecido um acidente automobilístico.

Ainda de acordo com a pilar de Alcemo Gois, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Militar, que também comandam presídios no estado, monitoram casos de outros presos suspeitos de estarem contagiados pelo coronavírus.O detento aguarda julgamento no Presídio Evaristo de Moraes. No pedido de habeas corpus, sua defesa também argumenta que “não há risco algum” em sua soltura, já que o preso “passou no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, aguardando somente a convocação”.As condições sanitárias do presídio estão longe das ideais. Faz 8 meses, uma resolução de o ano passado de a Comissão Interamericana de Direitos Humanos recomendou a o Estado de Brasil adoção de uma série medidas para proteger a integridade e a saúde de os presos local. em o local. À época, o presídio tinha 252% de superlotação e uma população carcerária de 3.700 detentos.

Na sábado 28 de março o Hospital Central da Polícia Militar do Rio tem um déficit de 80 mil máscaras descartáveis para atender agentes com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Para suprir a falta do produto, a PM pedirá ao governo do estado a doação de máscaras para a clínica da corporação. Num documento encaminhado ao comando da PM nesta sexta-feira, o coronel Nelson Pitta de Castro Netto, subsecretário de Gestão Administrativa, pede que a PM solicite à Secretaria estadual de Saúde «máscaras tipos cirúrgicas e N95 para serem utilizadas nos nossos hospitais».

Questionada, a secretaria não respondeu a função que é exercida pelos outros dois agentes infectados. A pasta informou que há, atualmente, 118 servidores afastados de suas funções por questões médicas. Segundo o que foi apurado pelo EXTRA, estão nessa lista os agentes com suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus.

Questionado sobre os militares com resultado positivo para Covid-19, o Corpo de Bombeiros informou que há seis casos confirmados e 250 suspeitos entre os usuários do sistema de saúde da corporação, que abrange os ativos e inativos, além de dependentes e pensionistas.

O estado do Rio tem o primeiro caso confirmado de preso contagiado pelo novo coronavírus. De acordo com informação do colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, trata-se de um bombeiro militar que está preso no Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros , em São Cristóvão, na Zona Norte.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rio tem três agentes penitenciários e três policiais civis com diagnóstico positivo para Covid-19
>>>>>Rio tem bombeiro preso com diagnóstico positivo para Covid-19 – April 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Sistema prisional do Rio tem pelo menos 1.671 presos em grupos de risco – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Coronavírus: detentos alegam que estão com sintomas para deixar presídios no Rio – April 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Complexo de Gericinó tem 24 agentes penitenciários afastados por suspeita de coronavírus – April 03, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Detentas tentam fugir de presídio em Bangu na madrugada e são capturadas – April 05, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coronavírus: PM do Rio muda policiamento para evitar saques em bancos e mercados – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 coronavírus 0 0 NONE 4 o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 3
2 Seap 0 335 ORGANIZATION 3 A Seap sido: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Seap sido): 1
3 agentes 0 140 NONE 3 outros agentes prisionais: 1, os agentes: 1, os agentes contaminados: 1
4 bombeiro 0 190 NONE 2 um bombeiro militar: 2
5 preso 0 160 NONE 2 o preso: 1, preso: 1
6 funções 0 80 NONE 2 funções: 2
7 Secretaria_de_Administração_Penitenciária de o estado 0 0 OTHER 2 Secretaria_de_Administração_Penitenciária de o estado: 1, ele (referent: Secretaria_de_Administração_Penitenciária de o estado): 1
8 três agentes penitenciários de o rio 0 0 NONE 2 Três agentes penitenciários de o Rio: 2
9 função 0 0 NONE 2 a função: 2
10 casos de outros presos suspeitos 0 160 NONE 1 casos de outros presos suspeitos: 1